Curiosidade
Interessante Leitura
Prof. Rafael
O PRIMEIRO CASAL DO BRASIL
(que se tem notícia)
A índia Catarina Paraguaçu e o português Diogo Álvares Correia foram responsáveis pelo matrimônio que originou a integração das raças e etnias que hoje formam a nação brasileira.
Essa história de amor inicia, aproximadamente, em 1510, quando Diogo e oito companheiros sofrem um naufrágio na costa da Bahia. Eles são capturados por uma tribo de Tupinambás, mas apenas Diogo sobrevive. Uma das explicações para isso é que o português tenha disparado um tiro de arma de fogo. Impressionados, os índios o acolheram na tribo e o batizaram de “Caramuru”, que significa “homem do fogo, filho do trovão”.
Diogo ganha a confiança do cacique Itaparica que oferece a mão de sua filha, a jovem Paraguaçu. Os dois se casam em 30 de julho de 1528 na França, tornando oficialmente o primeiro casal cristão da história do Brasil. Na oportunidade, Paraguaçu é batizada de Catarina.
O casal teve quatro filhas: Genebra, Apolônia, Graça e Madalena. Todas elas se casaram com fidalgos portugueses e assim deram origem às primeiras famílias brasileiras. Estima-se que 50 milhões de brasileiros sejam descendentes de Catarina e Diogo, entre elas algumas das mais tradicionais famílias baianas, como os Moniz, os da Torre e os Garcia d'Ávila.
Além de representar a consolidação da aliança entre portugueses e índios, a união entre Catarina e Diogo deixou uma herança arquitetônica a Salvador: a igreja de Nossa Senhora da Graça, erguida pelo casal e onde estão enterrados os restos mortais da índia.
Fonte : Brasil paralelo
Comentários
Postar um comentário