Índio
Cacique Juruna
Mário Dzuruna Butsé, era um indígena nascido em 1943, na aldeia xavante Namakura, em Barra do Garças, Mato Grosso, Foi o primeiro indígena a ser eleito na história do Brasil. Deputado federal, eleito em 1983 - 1987 pelo PDT /RJ e foi responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio e utilizando seu lugar de fala, colocou os indígenas em pauta exigindo reconhecimento, inclusive na Constituição de 1988.
Filho do chefe da alldeia, viveu sem contato com o homem branco até os 17 anos, quando sucedeu seu pai na liderança.Na década de 1970, ficaria famoso por percorrer os gabinetes da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, lutando pela demarcação de terra para os índios, portando sempre um gravador "para registrar tudo o que o branco diz" e constatar que as autoridades, na maioria das vezes, não cumpriam a palavra. Posteriormente, publicou o livro "O Gravador do Juruna".
Cacique Juruna era portentoso, tinha voz contundente e enfrentava os generais e toda a cúpula da Ditadura Militar sem temor!
Num dia, em 1984, apareceu com uma mala de dinheiro (30 milhões de cruzeiros) e colocou na mesa diante das câmeras, sendo o primeiro político a denunciar um esquema de corrupção.
O empresário Calim Eid lhe deu esse montante para votar em Paulo Maluf, - candidato dos militares à presidência da República na época - e ele permaneceu convicto com a sua consciência e votou em Tancredo Neves pelos direitos indígenas, que até hoje não foram cumpridos.
Em 17 julho de 2002, morre em complicações de pressão alta e diabetes. Pobre e esquecido, fica aqui esse registro do grande homem que ele foi!
Entrevista com o Jô:
https://www.youtube.com/watch?v=c0Dz9rHPk9Q
Foto - Respeito Etnia Terena
Fonte: História e Historiografia do Brasil
Comentários
Postar um comentário